Ingredientes: 3 dentes de alho, 1 colher e meia de sopa de sal, 3 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de vinagre, ½ pepino, 2 tomates maduros, 1 pimento verde, 2oo g de pão duro, orégãos.
Preparação: Num almofariz, pisam-se os dentes de alho com o sal, para se obter uma papa. Coloca-se esta papa no fundo de uma terrina e rega-se com o azeite, o vinagre e os orégãos. Reduz-se um tomate a puré e junta-se ao preparado anterior. Corta-se o pepino e o tomate que resta em quadradinhos e o pimento em tiras finas. Introduzem-se na terrina e rega-se com 1,5 itros de água gelada. Na altura de servir junta-se o pão cortado em cubos pequenos. Serve-se bem fresco. Também se pode servir, ao mesmo tempo que o gaspacho, paio e presunto cortado aos bocadinhos.
Ingredientes: 4 kg. de favas (com casca)- 100 gr. de toucinho entremeado - 2 colheres de sopa de azeite - 1 chouriço de carne (pequeno) - 2 cebolas - 2 dentes de alho - 1 folha de louro - 1 ramo de coentros - sal.
Preparação: Leva-se um tacho ao lume com o azeite; as cebolas e os alhos picados; o toucinho cortado em tiras e os enchidos. Deixa-se refogar. Retiram-se as carnes e introduzem-se as favas descascadas, um bom ramo de coentros, e louro. Tempera-se com sal dispõem-se as carnes. Tapa-se o recipiente e deixa-se cozer suavemente, sacudindo de vez em quando. Se for necessário, junta-se um pouco de água quente. Antes de se retirar do lume rectifica-se os temperos. Servem-se as favas num prato coberto com os enchidos cortados ás rodelas e o toucinho. Acompanha-se com salada de alface, temperada com azeite e vinagre.
Arroz de vinagre com cabeça de borrego (Nisa)
Ingredientes: Cabeças de Borrego, Arroz, 1 cebola, 2 dentes de alho, salsa
Preparação: Cozem-se as cabeças dos borregos. Faz-se um refogado com cebola, alho, azeite e salsa. Junta-se a água que cozeu as cabeças. Deixa-se ferver e deita-se o arroz. Depois de cozido rega-se com vinagre.
Feijão
Verde Guisado (Vidigueira)
(Esta receita faz-se
no Verão quando há fartura de feijão verde)
Ingredientes: 1 Kg de feijão verde, 250 g de linguiça, 0,5 Kg de batatas, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 folha de louro, tomate q.b. e azeite.
Preparação:Faz-se um refogado com o tomate, o alho, o louro, a cebola e o azeite. Não se deixa refogar muito e de seguida deita-se o feijão verde. Vai cozinhando, até que o feijão esteja quebrado. Deita-se água q.b., deixa-se ferver e adicionam-se as batatas partidas em rodelas e a linguiça cortada, também em rodelas. Tempera-se de sal a gosto.
Ingredientes: 1 kg de fressura; 1kg de arroz; cebola; salsa; louro; colorau; banha; alface; sal; água q.b.
Preparação: Faz-se um refogado com os condimentos e põe-se a fressura a refogar. Quando está cozida, junta-se a água suficiente para o arroz, tempera-se e deita-se-lhe o arroz suficiente para ficar solto. Acompanha-se com salada de alface cortada fininha.
Ingredientes: Tordos, arroz, azeite, cebola, alho, sal, água
Preparação: Põe-se uma frigideira ao lume com azeite, cebola e alhos picados. Deixa-se alourar. Junta-se água que deve ferver e adiciona-se a quantidade de arroz necessária. À parte, só com azeite e sal, fritam-se os tordos cortados aos bocados. Depois de estarem fritos adicionam-se ao arroz. Mexe-se e deixa-se apurar em lume brando. Serve-se com salada de alface.
Borrego Assado à Alentejana (Estremoz)
Ingredientes: 1kg de borrego; 2 cebolas; banha q.b.; 6 dentes de alho; 1 kg de batatas; 1 folha de louro; 1 ramo de salsa; sal q.b.; pimenta em grão; cravinho de cabecinha; margarina; 1 copinho de vinho branco.
Preparação: Tempera-se o borrego com os temperos e o vinho branco, põe-se num tacho de barro para ir ao forno, juntam-se as batatas descascadas e põem-se tudo a assar no forno com banha e margarina. Guarnece-se com as batatas assadas e salada de alface cortada miudinha, com coentros e hortelã.
Cachafrito de Cabrito (Castelo de Vide)
Ingredientes: 1 Kg de cabrito, 1 ramo de salsa, sal q.b. 3 dentes de alho, 1 dl. de azeite, pimenta q.b.
Preparação: Tempera-se a carne de véspera com o sal, a pimenta, a salsa e o alho. Põe-se o alho a fritar no azeite e junta-se-lhe depois a carne já temperada. Acompanha-se o preparado com batata frita.
Carne de Porco à Alentejana (Ferreira do Alentejo)
Ingredientes: 800 g de lombo de porco, 4 dentes de alho, 2 colheres de sopa de massa de pimentão, 4 colheres de banha, 1 kg de amêijoas, sal q.b.
Preparação: Pisam-se os dentes de alho num almofariz com sal grosso (aproximadamente 1 colher de sopa). Esfrega-se a carne primeiramente com a papa de alhos e depois com a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro, ou melhor, durante 24 horas. Próximo da altura de servir, corta-se o lombo em quadrados regulares e leva-se a fritar com a banha num tacho de barro. Entretanto, tem-se as amêijoas muito bem lavadas. Na altura de servir, juntam-se as amêijoas, deixando-as rapidamente sobre lume forte e servindo-as imediatamente para não secarem. Acompanham-se com batatas fritas.
Galinholas à Alentejana (Sousel)
Ingredientes: 4 galinholas; 3 colheres de sopa de banha; 4 dl. de vinho branco; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de cebola picada; 3 ovos; 3 colheres de miolo de pão; sal e pimenta.
Preparação:
Preparam-se
as galinholas, reservando as tripas. Temperam-se com sal e pimenta. Pica-se
a cebola e o dentes de alho e refogam-se com uma colher de banha, e as
tripas cortadas em bocadinhos. Tempera-se com sal e pimenta e depois de
o refogado estar bem apurado deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se-lhe
os ovos e o miolo de pão. Recheiam-se as galinholas com o preparado
anterior e cosem-se as aberturas com agulha e linha para que o recheio
não se escape. Colocam-se as galinholas num tacho de barro com a
banha que resta e o vinho branco. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer até
estarem bem louras e o molho bem apurado. Serve-se com puré de
batata
e esparregado.
Caldeirada de peixe do rio com lampreia (Mértola)
Ingredientes: 1 lampreia, 1 sável, 1 enguia, 1 muge, 1 safio, 1 picão, 3 carpas, poejos, hortelã da ribeira, folhas de cebola, tomate, azeite, alho, pão, água .
Preparação: Corta-se o peixe em pedaços pequenos, juntam-se todos os temperos, água até tapar o peixe e põe-se a cozer. Espera-se 15 minutos, prova-se de sal e serve-se numa terrina com pão duro cortado às fatias.
Caldeirada de Peixe do Rio (Mora)
Ingredientes: 750g de peixe do rio previamente preparado, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 4 tomates, louro, 1 pimento verde, 1 ramo de salsa, 1 ramo de hortelã da ribeira, 1 ramo de oregãos, sal, azeite, batatas, água.
Preparação: Descascar as batatas às rodelas e cortar as cebolas e os alhos; cortar o pimento às tiras e pelar os tomates. Num tacho, deitar uma camada de batatas, cebola, alho, salsa, peixe; cebola; alho, pimento, tomate, louro, salsa, sal e azeite e assim sucessivamente. A última camada leva os oregãos, a hortelã da ribeira, o vinho e água até mais ou menos meio da panela. Tapar bem e deixar cozer entre 15 a 20 m, após abrir fervura. A caldeirada é mais saborosa servida quente.
Peixe da Ribeira em Caldeirada (Barrancos)
Ingredientes: Peixe da Ribeira, cebola, tomate, sal, pimenta, azeite e água.
Preparação: Põe-se ao lume um tacho com azeite, um pouco de água, cebola às rodelas, tomate, sal e pimenta. Deixa-se ferver. Quando o caldo estiver a ferver juntam-se o peixe e deixa-se cozer.
Peixe
de Água doce de Coentrada (Odemira)
(Receita de: Maria de
Lurdes Vicente - Totenique)
Número de Pessoa:
4
Ingredientes: 1 kg bardalos, pardelhas e barbos, Sal q.b. 1 dl. Azeite, 2 cebolas, 100 gramas de coentros, 1 folha de louro Pimenta q.b. 1 dente de alho, 1 dl de vinho
Preparação: Limpam-se convenientemente os respectivos peixes (tiram-se as tripas, escamas e barbatanas), tempera-se com sal. Deixam-se ficar temperados durante meia hora. Cortam-se as cebolas em rodelas e colocam-se os peixes (já lavados), num tabuleiro, temperando-os com coentros (picados), louro, pimenta e um dente de alho. Deixa-se cozer em lume brando durante 15 a 20 minutos. Pode-se adicionar um pouco de vinho durante a cozedura dos mesmos.
Ensopado de Enguias (Grândola)
Ingredientes: enguias, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 1 folha de louro,1 colher de chá de colorau, salsa , 1 copo de vinho.
Preparação:
Arranje
e lave as enguias. Parta-as e salgue-as. Faça um refogado com 2
cebolas cortadas ás rodelas , 3 dentes de alho picados, 1 folha
de louro, uma colher de chá de colorau, um ramo de salsa e um copo
de vinho branco. Deite as enguias no refogado e deixe que apurem bem. Verifique
o sal e quando estiver quase tudo cozido deite mais meio copo de vinho
branco. Sirva as enguias numa travessa sobre fatias de pão torrado
ou pão frito.
Nota:
Esta receita é muito característica na região
da Lagoa de Melides e na Lagoa de Santo André.
Ingredientes: Enguias, sal, cebola, alho, pimento verde, pimento vermelho, folha de louro, vinho, colorau, farinha, pão azeite, água.
Preparação:
Tira-se a pele e a tripa e cortam-se as enguias aos bocados pequenos. Temperam-se
com sal. Faz-se um refogado de cebola, alho, pimentos aos bocados e folhas
de louro. Tapa-se o tacho e deixa-se ficar durante 10
minutos
em lume brando. Adiciona-se um copo de vinho e as enguias. Num recipiente
à parte, junta-se um bocadinho de colorau, farinha, meio copo de
vinho, meio copo de água, mistura-se bem e junta-se ao preparado
anterior. Deixa-se apurar. À parte frita-se o pão às
tiras, em azeite. Coloca-se de seguida no fundo de uma travessa e verte-se
o preparado por cima.
Ensopado de Enguias (Santiago do Cacém)
Ingredientes: 1,5 Kg de enguias, 1,5 dl de vinho branco, 2 colheres de sopa de margarina, 1 dl de azeite, 4 cebolas grandes, 5 dentes de alho, 1 Kg de tomates, 2 pimentos, 1 colher de sopa de colorau, salsa, louro, tomilho, sal e pimenta + pão torrado ou frito.
Preparação: Esfregue as enguias muito bem, com sal, até ficarem completamente limpas. Corte-as em bocados regulares e tempere-as com sal. Corte as cebolas às rodelas e leve-as a alourar com margarina e azeite. Quando as cebolas estiverem bem louras, junte-lhes o tomate cortado em rodelas, os dentes de alho esmagados, louro, salsa, tomilho, colorau, sal e pimenta. Deixe refogar um pouco e junte depois as enguias. Regue com vinho branco e deixe cozer em lume brando. Adicione os pimentos cortados em tiras, 10 minutos
Bacalhau com Coentros (Vidigueira)
Ingredientes: Bacalhau, batatas, coentros, alho, azeite e sal.
Preparação:
Depois
de demolhado, o bacalhau é escorrido e as suas postas colocadas
num tabuleiro ou pirex. À sua volta são colocadas batatas
cortadas aos cubos, que se polvilham com um pouquinho de sal. Sobre este
preparado picam-se alguns dentes de alho e bastantes coentros, cobre-se
com azeite e vai ao forno. Quando o bacalhau e as batatas se encontrarem
dourados, estão prontos a servir e podem fazer-se acompanhar de
uma
boa salada
mista.
Nota: Para a confecção
deste prato recomenda-se a utilização das postas do lombo
do bacalhau.
Sopa de Beldroegas com Queijo (Montemor-o-Novo)
Ingredientes: 1 molho de beldroegas, 400 g de batatas, 6 ovos, 3 queijos frescos, 1,5 dl de azeite, 3 cabeças de alhos, 2 L de água, 1 colher de café de colorau, 300 g de pão tipo caseiro duro, 1 folha de louro, sal
Preparação:
Põe-se
o azeite ao lume com os dentes de alho inteiros, esmagados, a fritar. Juntam-se
as beldroegas (previamente escaldadas), o colorau, a folha de louro e o
sal e deixa-se refogar ligeiramente. Misturam-se as batatas cortadas às
rodelas. Adiciona-se água. Quando as batatas estiverem cozidas escalfam-se
os ovos e cozem-se os queijos cortados às fatias. Com um escumadeira
tiram-se para uma travessa os ovos e o queijo. Para um prato fundo, de
barro, deita-se o caldo e as beldroegas sobre o pão cortado. Serve-se
tudo ao
mesmo
tempo. Também se pode juntar uma posta de bacalhau.
Sopa à Pastora (Ferreira do Alentejo)
Ingredientes: Cebola, vinagre, poejos, sal, toucinho, água, pão (em fatias), farinha.
Preparação: Corta-se o toucinho em lascas muito finas e põe-se a fritar. Retira-se o toucinho e na gordura onde este fritou juntam-se os poejos com a cebola e refoga-se tudo. Deita-se a água e o sal e deixa-se ferver. Antes de apagar o fogão tira-se uma colher desse caldo e mistura-se com uma colher de farinha e vinagre. Depois de dissolvido junta-se ao caldo e apaga-se o fogão. Corta-se o pão em fatias, põe-se dentro de uma tigela e deita-se o caldo por cima. Come-se com o toucinho frito a acompanhar.
Gaspacho
à Alentejana
(Alvito, Barrancos, Borba, Castro Verde,
Beja, Ferreira do Alentejo, Mora, Grândola,
Monforte, Redondo, Campo Maior)
Ingredientes: 200 g de pão, 9 dl de água, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre, 2 tomates médios, 1/2 pepino, 1 pimento verde, 1/2 colher de café de oregãos, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Corta-se
os ingredientes em cubos pequenos e deite-os na terrina onde vai servir
o gaspacho. Junte o azeite, vinagre, sal e pimenta. Deite por cima a água
gelada. Prove de sal e corrija os temperos, acrescentando mais vinagre,
se desejar. Por fim misture o pão que deve ser preferencialmente
de véspera e cortado em cubos pequenos. Sirva imediatamente.
Num recipiente pisa-se muito bem alho e tomate com sal. Depois junta-se cebola e pepino muito miúdos. Junta-se o pão aos cubos pequenos. Tempera-se com sal, vinagre e azeite e mexe-se tudo muito bem. E por junta-se água. Pode-se adicionar batata cozida aos cubos pequeninos. Normalmente, acompanha-se com peixe frito ou assado. Pode no entanto, ser acompanhado com carne frita ou assada, pastéis ou rissóis. Serve-se bem frio.
Ingredientes: 2 tomates maduros, 1 cebola, 3 dentes de alho, Pão Alentejano, Sal, Vinagre, Azeite Alentejano.
Preparação: Corta-se o pão alentejano, o tomate, a cebola e os dentes de alho ás fatias finas. Numa terrina coloca-se os dentes de alho já fatiados, água fresca, sal (qb) e vinagre (qb). Depois é só colocar, primeiro o azeite (qb), as sopas de pão e depois por cima o tomate e a cebola já fatiados. Está pronto a servir.
Ingredientes: Para 4 pessoas: 3 dentes de alho; 1 colher e meia de sopa de sal; 3 colheres de sopa de azeite; 4 colheres de sopa de vinagre; ½ pepino; 2 tomates maduros; 1 pimento verde; 200 g de pão duro, orégãos.
Preparação: Esmagam-se os dentes de alho com o sal, até se obter uma pasta. Coloca-se depois a mistura no fundo de uma terrina e rega-se com o azeite, o vinagre e os orégãos. Reduz-se um tomate a puré e junta-se ao preparado anterior. Corta-se o pepino e o tomate que resta em cubos. Introduz-se 1,5 litros de água gelada. Na altura de servir junta-se o pão cortado em pequenos cubos. Esta é uma sopa que se serve fria.
Açorda de Peixe do Rio (Mourão)
Ingredientes: Peixe do Rio, cebola, Poejos, azeite, alho, sal q.b
Preparação: Lava-se e escama-se o peixe, deita-se um pouco de sal e aguarda-se um pouco. Entretanto pica-se a cebola e o alho, deita-se os poejos e deixa-se refogar um pouco. Depois deita-se a água e deixa-se ferver, em seguida colocam-se os peixes e deixa-se ferver até estes estarem cozidos.
Ingredientes: 1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas), 2 a 4 dentes de alho, 1 colher de sopa bem cheia de sal grosso, 4 colheres de sopa de azeite, 1/5 litro de água a ferver, 400 gramas de pão caseiro (duro), 4 ovos.
Preparação: Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela. Rega-se com azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. Introduz-se então no caldo do pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos, ou partido à mão, conforme o gosto. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina.
Ingredientes: Massa de pão (com farinha de bolota), 1 kg de farinha, 8 ovos, 500 g de açúcar e canela.
Preparação: Junte a massa do pão com a farinha. De seguida, acrescentam-se os ovos, o açúcar e a canela. Amassa-se tudo muito bem com as mãos. Barre uma forma com banha e farinha, deite o preparado e leve ao forno.
Alcomonias (Grândola-Santiago do Cacém)
Ingredientes: 2,5 Kg de farinha torrada com farelo, peneirada, 2 Kg de açúcar amarelo, 1/4 l de pinhão, 1 l mal medido de água
Preparação: Põe-se ao lume num tacho, de preferência de cobre, o açúcar com a água e vai-se mexendo até ferver, juntando-se em seguida o pinhão. Em lume brando, junta-se pouco a pouco, a farinha até formar uma massa compacta. Estende-se esta massa numa mesa de madeira povilhada de farinha e corta-se em losangos.
Ingredientes: 4 ovos, 500g de açúcar, 2,5 dl de leite, 2 dl de azeite, 600g de farinha, raspa de limão ou laranja, sumo de laranja, pó royal
Preparação: Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Junte as gemas com o açúcar, depois o azeite, seguido do leite. Junte a raspa do limão e depois o sumo. Aos poucos vá juntando a farinha e uma colher de chá de pó royal. Por fim, deite as claras, bata tudo muito bem, deite numa forma previamente untada de farinha e manteiga e leve ao forno a cozer.
Bolo de Amêndoa do Convento da Vidigueira
Ingredientes: 450 g de miolo de amêndoa, 500 g de açúcar, 12 gemas, 6 claras, 100 g de farinha, 1 colher de café de canela, açúcar para polvilhar.
Preparação: Bate-se bem o açúcar com as gemas e as claras. Junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina, a canela e a farinha. Bate-se novamente e leva-se ao forno a cozer em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Depois de cozido e frio, corta-se em fatias, que se polvilham com açúcar.
Bolo de Azeite e Mel (Campo Maior)
Ingredientes: 200g de açúcar, 200g de farinha com fermento, 4 ovos, 2 dl de azeite, 2 dl de mel mal medidos, 1 colher de café de erva-doce moída, 1 colher de café de canela em pó
Preparação: Deita-se numa tigela o açúcar, o mel, o azeite e os ovos. Depois de se ter batido muito bem, juntam-se a erva-doce, a canela e por fim a farinha, batendo sempre. Vai ao forno a cozer em forma de chaminé, untada com manteiga e polvilhada com farinha, cerca de quarenta minutos.
Ingredientes: 1 iogurte; 4 ovos; 3 medidas (da caixa do iogurte), de açúcar; 3 medidas de farinha; 1 medida de óleo.
Modo de Preparação: Batem-se os ovos com o açúcar, o iogurte e o óleo. Por fim misture a farinha. Unte a forma com manteiga e, coloque lá dentro a mistura feita. Leve ao forno e, deixe cozer durante cerca de 25 minutos. Depois de cozido é só desenformar.