Bacalhau à Lagareira
 

Ingredientes:
Postas de Lombo de Bacalhau
Batatas pequenas
Alho
Azeite de Oliveira
Pimentões

Modo de Preparar:

Receita proveniente da Provincia do Minho e do Alentejo. Quando da apanha da azeitona eram normalmente trazidos do Minho trabalhadores para ajudar e foram esses trabalhadores que criaram a receita.
Dependendo do número de pessoas, arranjam-se umas postas altas do lombo que previamente estiveram a demolhar. Acende-se o churrasco e assam-se as postas em lume fraco e vai-se borrifando o bacalhau dos dois lados para tirar o resto do sal que vem à superficie. Quando o bacalhau começar a clivar estará pronto.
Enquanto se prepara o bacalhau põe-se as batatas novas pequeninas num tabuleiro com um pouco de sal grosso por cima e leva-se ao forno. Quando as batatas estiverem quase prontas começa-se a assar o bacalhau.
Num pirex grande corta-se alho às rodelas, espalha-se no fundo e deita-se azeite de oliveira, que tem que se manter morno sem nunca deixar ferver. Os pimentões vão assar no churrasco e quando estiverem assados, descascam-se,cortam-se em tiras e vão para o pirex. Quando o bacalhau estiver assado,vai diretamente da churrasqueira para dentro do azeite e é feito em lascas com uma colher de pau.
As batatas embrulham-se num papel alumínio e está pronto a servir.